Brasil: Uma biografia
o nosso primeiro encontro do #lendojunto
(pessoal, tivemos alguns erros com o primeiro envio via MailChimp, então, mudei de plataforma para que todo mundo recebesse o conteúdo. respondam se deu certo para vocês!)
recebam o meu oi animado

finalmente saiu esse projetinho que andava pensando em colocar no ar há um tempo. e o mais engraçado é que foi no impulso, como a maioria das decisões que eu já tomei até aqui, rs. mas isso são papos para outras conversas...
acho que a maioria de vocês me conhece profundamente, mas seguirei as regras dos "clubes de livro" e newsletters-sérias-por-aí e vou fazer uma breve apresentação: ana beatriz, baiana, jornalista, tenho 26 anos e moro em são paulo há 8. me formei na cásper líbero e trabalho com comunicação.
vamos ao que interessa.
como entender o que é o brasil? e como interpretar a realidade que nos cerca?
eu também não tenho respostas prontas, mas o looping de emoções que ando vivendo nessa quarentena me obriga a querer estudar e pesquisar sobre tudo o que me incomoda, cada vez mais. conversei dia desses com as minhas amigas sobre o tanto que ando cansada de pensar e, ainda assim, minha cabeça não para.
dito isso, resolvi encarar um livro que estava parado na prateleira da biblioteca. "Brasil: Uma Biografia" propõe uma análise dos últimos cinco séculos do nosso país, mas não se apega a uma mera cronologia dos fatos. o que me interessou na obra é a leitura sensível e a compreensão pronfunda que as autoras apresentam sobre o nosso imaginário e do que nos forma como "povo brasileiro". junto à isso, o caos que a gente vive diariamente me traz a necessidade de ter um certo distanciamento, seja como forma de proteção ou seja como ferramenta para absorver todas as nossas crises. e aí é que estudar a nossa história como país me parece ser uma boa saída.

sugestão de como essa nossa trajetória do #lendojunto pode funcionar.
toda semana, apareço na caixa de email de vocês com um resumo de como foi a minha leitura até aquele dia;
pensei em um cronograma de 6 semanas para finalizarmos os 18 capítulos, mas isso não é uma regra e podemos ter uma flexibilidade a depender de como o ritmo de leitura vai acontecer;
vou sempre tentar trazer os pontos que se destacaram na minha leitura + um conjunto de links e referências para auxiliar a nossa interpretação;
sugiro que a gente se encontre para um bate-papo ao vivo (quem dera fosse aqui em casa ou em algum café, mas vamos ter que estar nos satisfazendo com uma sala no zoom) para trocarmos percepções sobre o livro;
inicialmente, pensei em 3 encontros, guiados pelas divisões dos capítulos-cronologia. no primeiro, conversaremos sobre os capítulos 1 a 6 e toda a fase do período colonial. no segundo, seremos guiados pelos capítulos 7 a 12 e passearemos pela nossa monarquia. por fim, no terceiro, vamos nos aprofundar nos capítulos 13 a 18 e dar um salto entre a nossa república até a ditadura e redemocratização.
acham que funcionaria?
o livro está disponível na versão física e digital. (o meu é o físico e sei que está vendendo pela amazon, mas já me deram a dica que o site das lojas americanas também está entregando).
por fim, essa caixa de comentários estará sempre aberta para conversarmos.
se cuidem, fiquem em casa e obrigada pela troca

️
Muito interessante essa iniciativa. TMJ. Sua prima, Bety